Renascimento

O Renascimento abrange aproximadamente o período de 1425 e 1580.

A vestimenta masculina  para a época era composta pelo gibão: casaco curto não muito justo,golpeado e com enchimento frontal.(atingindo um perfil de peito de pombo.

renascimento9

As camisas com grandes golas e punhos engomados,rendados e bordados.

1575_1.jpg vest.Masc.

 Coleção de 2010 do estilista João Pimenta inspirada na era medieval e na peça Gibão.

joao-pimenta-01g

As roupas femininas nessa época eram muito mais modestas do que as masculinas. As saias, entretanto, eram mais amplas e ricamente bordadas do que em reinados anteriores.Usavam uma túnica,

que consistia em uma saia e uma blusa costuradas uma a outra , vestia-se a beca, caindo em pregas amplas até o chão, com a cintura apertada. As mangas deixaram de ser justas e se tornaram bastante amplas, com uma larga barra de pele.

Tanto homens quanto mulheres faziam muito o uso de peles. O decote era cortado quadrado e baixo, e , acima dele, via-se a parte superior da chemise.

Os tecidos preferidos era o veludo, o cetim e o pano-de-ouro.

Durante este século a moda mudou, o domínio alemão da moda européia com as suas cores vibrantes deu lugar a moda espanhola, com cores mais sóbrias e muito uso de preto.

Em 1570 surgiu o rufo, que era um sinal de privilégio aristocrático, mostrando que em sua posição social não precisavam trabalhar ou realizar qualquer tarefa que exigisse esforço pois, foram ficando tão grandes que mal era possível levar os alimentos a boca.

Referência

Figurino da cantora Lady Gaga com vestido com gola de rufos e mangas amplas inspirada no Renascimento.

renascimento1 renascimento2

Desfile Alexander Macqueen

Inspiração nos roupões dos cardeais do alto clero com referências do período do Renascimento.

renascimento3

Desfiles

 

 

Deixe um comentário